Monday, October 19, 2009

JAMPA 2010 -POLÍTICAS PARA JUVENTUDE PERNAMBUCANA...E PARA PERNAMBUCO!




Nada mais corriqueiro hoje que a figura do político "setorialista". Aquele militante da educação, do meio ambiente, da saúde e da juventude. Pensemos no caso da ex-vereadora Soninha que consagrou na política exatamente por essa inserção. O perigo de "setorializar" a política é cair na especialização pura e simples, perdendo a noção holística do processo, que é inerente à verdadeira política.

Ao se mostrar alinhado às necessidades e anseio da juventude pernambucana, Jampa deve evitar a armadilha da setorialização. A candidatura enfoca na juventude pois esse é um problema que, na trajetória de vida de Jampa, tem mais chamado sua atenção e inquietado seu espírito. Jampa entende o desafio de pensar a juventude e seus problemas como uma maneira de ganhar uma perspectiva para entender problemas mais abrangentes que atravessam toda a sociedade: direitos humanos, educação, primeiro emprego, direitos reprodutivos e segurança. Todos esses temas podem e costumam ser tratados setorialmente, mas que ganham um ponto de articulação quando pensamos em políticas públicas para a juventude.

Creio que uma das possíveis contribuições dessa candidatura seria apresentar um político com inserção concreta na sociedade, mas com a capacidade de articular temas mais abstratos e gerais, sem cair em platitudes.

No comments: